Constância e Castelo de Almourol

25 km

Situada na confluência de dois rios – o Tejo e o Zêzere – Constância tem um aspeto distinto devido ao seu mar de casas brancas, harmoniosamente empoleiradas numa colina.
A localização geográfica da cidade determinou as suas características. No século XIV, Constância era um importante porto fluvial e um entreposto comercial muito procurado.

Em pleno rio Tejo, o enigmático castelo de Almourol é um dos monumentos mais alegóricos da Reconquista Cristã.
O Castelo de Almourol está situado numa pequena ilha no meio do rio Tejo. É um dos monumentos mais emblemáticos de Portugal pela sua importância e pela paisagem envolvente.
Juntamente com os castelos de Tomar, do Zêzere e da Cardiga, o castelo formava a linha defensiva do rio Tejo.
Após a dissolução da Ordem dos Templários e o facto de o território já não precisar de ser defendido, o castelo caiu no esquecimento até ao século XIX. Depois, foi restaurada em estilo romântico e o resultado pode ser visto hoje.

Passeio de canoa/caiaque

O Rio Nabão, de menor dimensão que o Zêzere, tem a sua foz perto do início deste percurso. É possível ver muitos animais, peixes e aves diferentes ao longo do caminho.

O percurso termina em Vila de Constância, antes da confluência do rio Zêzere com o rio Tejo. As crianças pequenas não são aconselhadas a seguir esta via.

São possíveis outros itinerários.