Tomar e Convento do Cristo

25 km

Tomar, outrora sede da Ordem dos Templários, é uma cidade encantadora e de grande riqueza artística e cultural. O cartão de visita da cidade, o Convento de Cristo, é um dos edifícios renascentistas mais importantes de Portugal.

Em 1983, a UNESCO declarou o Castelo Templário e o Mosteiro dos Cavaleiros de Cristo de Tomar como “Património Mundial da Humanidade”, de valor inestimável para a história do Ocidente. Construído num local de culto religioso romano, o conjunto conta sete séculos de história portuguesa e os grandes momentos da história do Ocidente.

A igreja tem uma planta circular e foi construída à semelhança da igreja sobre o Santo Sepulcro em Jerusalém, pelo imperador Constantino. Em torno desta igreja templária, desenvolveu-se ao longo do tempo um enorme complexo monástico, destacando-se os quatro grandes claustros, a enfermaria da Ordem e o aqueduto de 6 km de comprimento, construído por ordem do rei espanhol Filipe II.

Do mosteiro, desce-se a pé pela Mata dos Sete Montes até ao centro histórico. Se seguir a estrada asfaltada, a meio do caminho encontra a Ermida de Nossa Senhora da Conceição. Esta joia renascentista foi projectada pelo português João de Castilho, que também trabalhou no mosteiro.

De seguida, deve também visitar Tomar. A parte antiga da cidade medieval está construída em forma de cruz, na direção das quatro direcções cardeais, com um mosteiro em cada extremidade. No meio fica a Praça da República, com a Igreja Matriz de São João Batista. A oeste, a colina com o castelo e o Convento de Cristo. Nas ruas à volta do centro, encontrará pequenas lojas e o café mais antigo, onde ainda pode saborear os deliciosos doces locais.